Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A crianca como sujeito de experimentacao científica: a historia e transplantes 1os dados. A Pesthaus.

A crianca como sujeito de experimentacao científica: a historia e transplantes 1os dados


História da Charité de Berlim, a Pesthaus      


Berlim tem uma rica história de descobertas na medicina e as inovações na tecnologia médica. [69] A história moderna da medicina tem sido significativamente influenciado por cientistas de Berlim. Rudolf Virchow foi o fundador da patologia celular, enquanto que Robert Koch desenvolveram vacinas para o antraz, cólera , tuberculose e. [70]

O Charité complexo hospitalar é o maior hospital universitário da Europa, remontando as suas origens à 1710 anos. O Charité está espalhada por quatro sites e compreende 3.300 camas, cerca de 14.000 funcionários, 8.000 alunos e mais de 60 salas de cirurgia, e tem um volume de negócios de mais de um bilhão de euros por ano. [71] É uma instituição conjunta da Universidade Livre de Berlim ea Universidade Humboldt de Berlim , incluindo uma ampla gama de institutos e centros médicos especializados.

Entre eles estão o Centro Cardíaco Alemão, um dos mais renomados centros de transplante, o Max-Delbrück-Center de Medicina Molecular e do Max-Planck-Institute for Molecular Genetics. A pesquisa científica nessas instituições é complementada por muitos departamentos de pesquisa de empresas como a Siemens, Schering e debis.



Uma breve, incompleta e provavelmente não inteiramente correta

História da Charité de Berlim

escrito por Henry S. Schutta, MD Professor de Neurologia da Universidade de Wisconsin, Madison, enquanto em licença sabática do Departamento de Neurologia da Charité, no mês de maio de 1995, exclusivamente para a diversão e edificação do escritor e seus amigos e dedicada a seu anfitrião, Prof dr.med. Karl M. Einhäupl.
Baseado em:
  • Diepgen P. e Heischkel, E. Die Medizin an der Berliner Charité bis zur Gründung der Universität. Julius Springer Verlag;
  • Jaeckel, G. Die Charité. Die Geschichte eines der Medizin Weltzentrums. Ullstein Verlag; Lifton, RJ, The Nazi Doctors, Basic Books.
  • Panfletos encontrados no Instituto Virchow,
  • Um cartaz produzido pela Reisebüro da DDR tarde, gentilmente cedida por Herr Fritsch, com quem eu dividia um escritório,
  • Uma série de volumes mofados fornecida por um bibliotecário prestativo, e conversas ouvidas aqui e ali.
  •  

1710 - Das Pesthaus (A casa das Pragas ou Casa das Pestes)

Em 1709 uma epidemia de peste irrompeu em Gdansk (Danzig), rapidamente se espalhando para a Prússia Oriental e o resto da Polónia. Evitar a sua propagação na fronteira do Brandenburg foi fechado. Aqueles que foram pegos tentando cruzar em Brandenburg foram enforcados. Em 1710 o Rei Friedrich I da Prússia foi informada de que o contágio pode se espalhar para Berlim. Como uma medida de conter a peste, ele ordenou a construção de um prédio fora do Portão Spandauer, perto do Rio Spree, em casa os que sofrem com a "praga". Era conhecido como o "Pesthaus". Seu motivo é dito ter sido "o verdadeiro amor da humanidade e ânsia louvável cristã", mas o medo de contágio poderia ter sido um fator significativo de motivação. A estrutura foi um retângulo de dois andares, que circundava um pátio central, com uma torre de uma história em cada canto. O edifício tinha uma capacidade para 400 camas. Foi estipulado que não mais que um paciente deveria ser permitido por cama, e um espaço entre camas era para ser mantida em todos os momentos. Este foi notável para uma instituição pública desse tipo naquela época, quando uma cama era geralmente ocupado por várias pessoas, muitas vezes em regime de turnos.

A praga não chegou a Berlim nesta ocasião, e a casa foi utilizada como abrigo para os pobres, e os ladrões sem sucesso e prostitutas. Não é claro como o confinamento foi aplicada. Uma mulher, conhecida apenas como "costureira de gordura" (die fette Schneiderin) foi muito boa para coletar os candidatos ao Pesthaus, pois, como um ex-criminoso que ela sabia onde encontrá-los. Ela disse ter entregue 100 prostitutas para a "casa spinning" em um período de oito dias, um recorde que ainda não foi superada. Sua recompensa foi a morte súbita, provavelmente por envenenamento. O emprego que estava prevista para os operadores consistiu principalmente de "spinning e todos os tipos de trabalho de lã", portanto, a instituição também era conhecido, por um tempo, como "A Casa Spinning no Portão de Spandau".


1713 - Theatrum anatomicum.

Rei Frederico I da Prússia estava convencido de que para melhorar o estado do conhecimento médico refinamentos nos métodos de instrução anatomia eram necessários. Para o efeito nomeou o carrasco Herr Coblentz para o cargo de um "tribunal e medicus pessoal", por causa de seu conhecimento superior de anatomia, derivado de procedimentos de tortura e execuções, quarterings, desenho de vísceras etc A profissão médica na Prússia foi picado em ação por este insulto. Professor Friedrich Hoffman de Halle, a principal autoridade médica do dia que era muito respeitado por suas teorias sobre a influência do sistema nervoso na saúde e na doença e que está imortalizado por gotas de Hoffmann (espírito éter) e anódina de Hoffman (espírito éter compostos) , perguntou, em um discurso pronunciado na Academia Prussiana de Ciências, que um teatro anatómico ser criada, onde a anatomia pode ser ensinado pela demonstração de dissecções. Rei Frederico I foi favorável, mas nada mais aconteceu em seu tempo de vida. Em 1713, pouco depois de ter sucedido a seu pai, rei Friedrich Wilhelm I fundou o "Theatrum anatomicum". Era para ser alojado na torre do Marstalls (estábulos), Unter den Linden. O papel desempenhado pelo grande matemático e filósofo Leibnitz na fundação do teatro anatómico não é clara. Leibnitz foi presidente da Academia Prussiana de Ciências, nesse momento, mas não há evidência de que ele tomou parte ativa no planejamento do teatro anatómico. Progresso não muito estava sendo feito pela Academia Prussiana, de modo a mover as coisas, sua majestade nomeou o Dr. Christian Maximilian Spener professor de anatomia e ordenou-lhe para ir em frente com a dissecção eo ensino da anatomia. Spener logo deu demonstrações, às vezes, quantas vezes 3 vezes por semana, para a qual foram convidados não só os médicos e cirurgiões, mas também feldschers, farmacêuticos, estudantes de medicina e barbeiros.

Execuções foram comuns naqueles tempos, e um número de pessoas por eles lucraram folhetos vendidos O "sacerdote pobre" descrevendo os condenados última hora agonizando em detalhe macabro, o carrasco vendeu o sangue ", um método infalível para a cura da epilepsia". Mais caro era o sangue de uma virgem, menos desejável foi a de um judeu. Atividades desse tipo eram consideradas como naturais e consideradas aceitáveis ​​pela população das cidades gêmeas de Berlin / Colln, mas dissecção foi violentamente oposta, por causa da convicção de que, após a vida, mesmo o mais vil criminoso tinha o direito de enfrentar o seu criador, mais ou menos em uma parte. O rei não tomou conhecimento da plebe supersticioso e, pessoalmente, viu que "um excesso de cadáveres, para a glória do Exército e do povo, e para o lucro dos cidadãos e dos estrangeiros", foi fornecida ao anatomicum Theatrum. A biblioteca Estado agora está onde o teatro anatómico foi localizado.

1726 - O Royal prussiano Médico-Cirúrgica do Instituto

Quando, em resultado da guerra com a Suécia o rei Frederico Guilherme I percebeu que seu exército havia mal treinados, apesar de todos os cirurgiões que a anatomia de ensino, tornou-se muito infeliz. Ernst Conrad Holtzendorff, cirurgião pessoal do rei que começou sua carreira médica como um feldscher empresa, sugeriu que o feldschers e cirurgiões devem fazer sua própria dissecções e que devem ser ensinadas a operar em cadáveres. Holtzendorff também sugeriu que uma feldschers poucos ser enviado para Paris para treinamento cirúrgico. Holtzendorff foi logo depois nomeado Cirurgião Geral do Exército, diretor de cirurgia na Prússia, e assumiu a supervisão de todos os cirurgiões, feldschers, barbeiros e parteiras. Ele se tornou muito poderoso e foi instrumental em combinar as profissões de medicina e cirurgia. Friedrich Wilhelm I foi frugal a uma falha, e as despesas com esta empresa estava roubando-o de seu pedaço de mente. Depois que ele tornou-se convencido de que seria mais barato ter sua própria escola de medicina, ele emitidas e edital (em 18 de março. 1724) que ordenou a criação de um Médico-Cirúrgica Royal Institute, a nomeação de professores de Anatomia, Patologia, Medicina, Cirurgia, química e Terapêutica e Botânica. Holtzendorff percebeu que, além do ensino nos fundamentos teóricos da medicina, ensino clínico ea experiência foi essencial, para o que um "Klinik" era necessário. O Pesthaus de idade, que continuou a funcionar como uma mistura de abrigo desabrigado e casa de repouso geriátrica foi sugerido para o efeito pelo Holtzendorff e Eller, o professor de medicina. Mas o rei tinha outras idéias. Ele ordenou a Pesthaus limpo de seus ocupantes e convertido em um hospital militar (Lazarett) para a utilização das guarnições Potsdam e Berlim. Isso não deu certo por vários motivos, e Holtzendorff tem sua clínica. Embora o rei estava aflito por "Sparsucht" (mania de poupança), ele cedeu depois que ele estava convencido de que a despesa de uma escola de medicina da Prússia não seria maior do que manter três feldschers na escola cirúrgicas de Paris. Ele forneceu o 14 000 táleres necessária para converter o Pesthaus em um Hospital, e em 1726 ele permitiu que "um hospital civil e militar ser estabelecida no hospital Garrison pela porta Spandau, para o tratamento de cidadãos e soldados". Sobre o documento que estabelece o hospital Friedrich Wilhelm eu adicionei em sua própria mão:

"Es soll das Haus morrer Charité Heissen". (A casa deve ser intitulado "Charité").

A instituição foi oficialmente conhecido como "Koenigliche Maison de Charité", mas foi comumente referida simplesmente como "O Charité". Em torno da Maison de Charité era um jardim repolho extensiva, sem dúvida, para garantir uma ampla oferta de Sauerkraut (e excelente Preventor do escorbuto), um jardim de fruta em que os vegetais adicionais poderiam ser cultivadas, e um prado. O refeitório novo adjunto do edifício principal, ao lado dele foi a cervejaria nova cerveja, que foi o mais imponente das novas estruturas. Os estábulos foram criados para trás do resto. Um pouco mais tarde um prédio baixo dois foi construída no pátio central, desde quartos de dormir para o pessoal. O Royal Medico-Cirúrgica do Instituto estava agora pronto para fornecer todos os médicos do exército prussiano precisaria. Teoria médica era para ser ensinado no próprio Instituto, que foi baseado no anatomicum theatrum de idade, e medicina prática no Charité. Antes de se graduar como uma "Arzt" (médico e cirurgião), cada candidato teve que trabalhar durante um ano como um "Unterarzt" no Charité, sob a supervisão de médicos qualificados.

Johann Theodor Eller, o primeiro professor de medicina no Instituto, foi treinado por Boorhave e Stahl. Ele era um homem extremamente experiente e inovadora, que publicou seus tratados em latim. Ele trabalhou bem com seu colega cirúrgico, o regimental feldscher Gabriel Senff, e escreveu sobre a cirurgia para ele, uma vez que é seguro assumir que uma feldscher regimental era analfabeto em latim e, possivelmente, também em alemão .. Ele estabeleceu procedimentos admitindo, segregando pacientes de acordo com os tipos de doenças que tinham. Isso poderia ter sido o início de especialização. Nr. 30 do " Koenig Lichen Físico Químicas-Medicinische tratados a partir dos escritos memorial da Academia de Ciências e publicado por Carl Abraham Gerhard, Berlim, U. Szczecin Leipzig, 1764" e de Eller, e da a RELATO DE SUA experiencia nenhuma Início de uma da Vida Charité: "úteis e requintado Medicinische e Cirúrgica Anmerckunger Tao, bem como bem, exceto união de Kranckheiten interior, POR e as operações verichteten selfsame parte, que bishero los para .... leprosário da Charité de Berlim ocorreu, um adiantamento, acrescido dada kurtz descrição da fundação, acreção e atual condição de esta casa "OU" e Úteis selecionadas Observações e Médicas Internas como Externas cirúrgicas de Doenças e also Sobre como e Crescimento realizadas ATÉ ágora não Lazaret Operações desde Charité de Berlim, UMA COM SUA Fundação de Descrição breve, como Características dESTA atuais Casa. "A Conta e TÃO prolixo, DEU UMA Excelente Mas Que estava acontecendo naquele imagem qui recordação. Ilustrações como São especialmente Úteis. O Que Mostra UMA Visão Geral do Lugar dez a pouco embriagado irritadiço e Olhar de águia preta, Sentado los UMA Lista de Objetos mais Rados nd imagem. Eller FOI Escritor de Médicos TEXTOS para prolífico: medica Physiologia et pathologia (1748), Observationis cognoscendis et de curandiis Morbis praesentim Acutis (1762), a cirurgia completa (1763), os praticantes da Arzneywissenschaft (1767).

[Professor Eller era claramente um homem notável, um excelente médico, um grande professor, um administrador capaz e um dos primeiros neurologistas (veja abaixo).

Desde o início do tratamento no Charité "estava livre, até certo ponto. Aqueles que podiam pagar eram cobradas 8-12 centavos (Groschen) por semana, aqueles que estavam sem dinheiro, mas tinha causado a despesa Charité significativo, teve que trabalhar o projeto de lei fora em uma das casas de trabalho, na maior parte de fiação de lã.

Rei Friedrich Wilhelm Friedrich ordenou que seu filho (mais tarde II, o Grande, e, finalmente, "der alte Fritz"), para visitar o Charitée regularmente, para se familiarizar com a miséria humana e adquirir compaixão. Opiniões sobre a eficácia de tal tratamento são divididos, e a verdade nunca será conhecida uma vez que um estudo duplo-cego para decidir se a aquisição de compaixão em governantes se correlaciona com a exposição a miséria não é viável. Alojados no terceiro andar foram pacientes com doença venérea, e os demais o jovem príncipe tinha que visitar. A intenção era alertá-lo sobre os perigos do amor. A ineficácia deste método de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é um fato histórico, o jovem Fritz conseguiu pegá-lo, apesar dessas visitas e sua orientação sexual peculiar.

Um hospital novo, grande foi adicionado à casa de Pragas para o fim do reinado de Frederico o Grande, em 1785. O novo rei, Friedrich Wilhelm II estava sob a influência de ocultistas e vendedores ambulantes de corrupção, e da medicina não fez muito bem em seu reinado. Após a sua morte no entanto, o Charité beneficiou em parte das propriedades da amante chefe do rei, todos os quais foram confiscados pelo novo rei, que a odiava. Compartilhar o Charité de o produto foi modesta, 5 000 táleres por ano, que paga um pouco mais que um terço da conta da lavanderia.

No final de 1780 o oxigênio foi introduzido para as enfermarias do Charité por químicos e internista Prof Selle sob o nome de "Lebensluft".
Até o final do século XVIII o Charité era uma instituição bem estabelecida, e objecto de críticas por algumas deficiências. O pastor luterano Wilhelm Prahmer escreveu um folheto sobre as condições no Charité, em 1798. Parece que o atendimento ao paciente deixou muito a desejar. Houve uma grande falta de roupa limpa e da administração rotineiramente ignorados os pedidos e os conselhos dos médicos. A comida no Charité foi considerada importante, já que uma boa nutrição foi considerada como parte do tratamento, possivelmente mais importante do que medicamentos. Por todas as contas de alimentos deve ter sido excelente nos primeiros dias. Prof Mutzell forneceu um menu detalhado para pacientes Charité que incluía pratos como carne de carneiro em vinho e suco de limão, bovino e aves (de acordo com um JG Betheman, um turista de carne, foi servido duas vezes ao dia bezerro, ou carne ao meio-dia e aves à noite). Se esta era uma mera sugestão ou o próprio alimento consumido pelos pacientes é difícil de descobrir, mas pelo tempo Prahmer Pastor informou sobre a comida que provei falta, era de má qualidade e as porções foram pequenas. Ela foi preparada por mulheres da ala de doenças venéreas com a ajuda de empregadas domésticas de cozinha que foram disse ter sido "sluts cheio de sarna e doenças venéreas", semiretired prostitutas, obrigados a trabalhar lá por 4 pence por mês. Suspeitou-se que os trabalhadores da cozinha roubado grande parte dos alimentos destinados a pacientes. A banheira não podia e não foram drenados, e disseram ter sido habitado por rãs. O rei (Friedrich Wilhelm III), num primeiro momento não deu a mínima, mas sua rainha coração mole (Luise) cutucou em ação (a rua que vai completa do complexo Charite é Luisen-Strasse, poderia ser em homenagem a esta senhora amável) . Por insistência dela uma comissão real foi nomeado para investigar as condições na Charité. Membros da comissão foram o Director dos pobres (Armen Diretor) eo homem responsável pela Charité, era como se o presidente Nixon foi encarregado da investigação do caso Watergate. Naturalmente, eles não encontraram falhas graves, mas algumas coisas mudaram, no entanto, como resultado dos esforços Prahmers Pastor: uma casa separada velhos foi estabelecido, os médicos não os burocratas passaram a ser responsáveis ​​pelo funcionamento do hospital, e um médico passaria a viver nas instalações , abstendo-se de toda a prática privada. O rei prometeu os recursos da loteria para o Charité e camas de ferro para substituir camas de madeira. Prometeu também eram uma mesa e fezes para cada paciente A inovação mais perspicaz e útil era a regra que os cirurgiões devem sempre trabalhar sob a supervisão de um médico. Ai, como o edital que os médicos devem administrar o hospital, essa regra foi logo abandonada.

1810 foi o ano em que o Alexander von Humboldt Universität de Berlim foi fundada.

Christoph Wilhelm Hufeland foi o primeiro reitor da sua escola de medicina.

A epidemia de cólera 1831

Cólera eclodiu em 1817 na Índia, em 1818 chegou a Varsóvia. Naquela ocasião, o diretor do Charité foi Geheimrat Prof Johann Nepomuk Rust. Ele era um médico e um cirurgião, que era muito poderoso, porque ele foi feito uma espécie de ditador médica da Prússia pelo Rei, com quem ele ficou bêbado periodicamente. Entre comércio entre reinos da Polônia e da Prússia. Pena por violação, como em as recomendações Rust foram o fechamento de fronteiras e cessação do 1709, era a morte por enforcamento. Cólera entrou no reino de qualquer modo, o primeiro caso foi descoberto em Berlim por um Calow Dr. início em 1831. Calow imediatamente notificado Geheimrat Rust que acreditava firmemente que a cólera era transmitida de paciente para paciente por contato direto. Dr. Calow, acreditava em contrário, e pensei que ele pudesse prová-lo por beber um pouco de sangue de seu paciente de cólera, cuja autópsia ele assistiu junto com Geheimrat Rust e outros dignitários. Rust superou o impulso de ordem de prisão Calow, já que ele não queria ficar no caminho de um experimento científico, mesmo que ele estava convencido de que juntamente com o Dr. Calow pereceria aqueles que entraram em contato com ele. Calow participaram muitos pacientes de cólera e morreu-se da doença dentro de uma semana. Ferrugem parecia ser justificado, mas um Dr. Moritz Romberg, um amigo de Dr. Calow logo provou que a cólera era transmitida através de fezes, que foi confirmada mais tarde por outro Berliner, de Robert Koch. (Moritz Romberg é melhor lembrado por ter escrito o que é provavelmente o primeiro livro útil de Neurologia, seu nome está imortalizado no sinal de Romberg). A doença infecciosa (varíola) e depois ala outros cômodos da Charité foram logo transbordando com doentes de cólera que, invariavelmente, morreram. Novos hospitais de cólera foram criados para acomodar o excesso.


Enfermagem da Charité

Os cuidados de enfermagem foi um pouco ao acaso no início, mas em 1832 uma escola para enfermeiros foi estabelecida no Charité. Os estudantes foram os homens em primeiro lugar. Em 1843 Diaconisas, freiras luteranas, foram forçados para o Charité, porque se considerou que os pacientes e os médicos precisavam ser "moralizada". Mesmo que o General-stabsarzt (Médico-Maior General) Dr. Weibel, garantiu os médicos mais fervorosamente que ele iria protegê-los contra as freiras, os médicos, incluindo o jovem cirurgião Virchow, estavam preocupados, porque eles acreditavam que as diaconisas foram enviados por a Rainha para espioná-los, os pacientes e os médicos da Charité protestou energicamente. Um coro de "Nonnen raus" cumprimentou as senhoras santo (isso só a partir dos presos). O Diaconisas eram encarregados de as prostitutas sifilíticas, um foi atribuído a ala cirurgião empresa sarna Virchow feminino.

O Charité e charlatães

Os médicos da Charité, como membros da profissão médica ortodoxa em todos os lugares têm lutado charlatães desde o início. Infelizmente o resultado do tratamento ortodoxo do século 19 não era melhor do que a de feiticeiros ou curandeiros, e aceitou as vezes as terapeuticas medicas eram mais perigosas do que os praticados pelos charlataes ..  as medidas terapêuticas médicas eram muitas vezes mais desagradáveis e muito mais perigosas.



Mesmerismo foi experimentado com a Charité em torno de 1790. A comissão nomeada por Luís XVI, que incluía Lavoisier e Benjamin Franklin declarou que é baseado em sugestão. Professor Dr. Selle, o diretor de medicina da Charité, chegou a uma conclusão similar. Um Dr. Wolfart um praticante em Berlim proclamou em voz alta que ele poderia curar todas as doenças (exceto caranguejos e sífilis) com a hipnose. Nobres damas correram para ele, e, eventualmente, também nobres em altos cargos governamentais. O Mesmeristas recebeu um impulso quando o chanceler prussiano, o Hardenberg Duke nomeou um Mesmerist sucesso de Paris, David Ferdinand Koreff, como seu médico pessoal. Koreff Wolfart e formou uma equipe. O chanceler tornou-se apaixonado por um dos Wolfarts médiuns, que consome ex paciente Charité e filha do padeiro, Friedericke Haehnel. Ela foi instalado como a Duquesa de companheiro de Hardenberg. Friedericke parece ter se recuperado de seu consumo (com a ajuda da hipnose), mas desenvolveu cãibras caindo, que foram prontamente reconhecidos como busca de atenção ataques fictícios. Na devida altura o chanceler convenceu o rei a dar Wolfart um cargo de professor - a cadeira do magnetismo animal. Os médicos da Charité resistiu e uma cadeira do magnetismo animal não foi criado, Wolfart teve que se contentar com um título de "Professor Ausserordentlicher". No entanto, a chanceler não foi chanceler por nada, e voltei na faculdade, nomeando Koreff professor de Fisiologia quando esse post ficou vago e os professores não poderiam concordar com um candidato adequado. O fato inconveniente de que Koreff não foi batizado (santo batismo era uma condição de emprego para todos os funcionários da Prússia) foi tratada por um oficial brilhante jovem, que obteve um certificado de batismo retroativo para Koreff, com o nome eminentemente cristã, antes de Johann. A influência do Koreff Mesmeristas e Wolfart expirado com a morte do chanceler, que foi adiada por tempo suficiente para estes vigaristas para se tornar muito rico.


Anestesia com éter no Charité

Anestesia com éter foi introduzido no verão de 1846 por Morton, um dentista de Boston. Foi prontamente aceito na Inglaterra, mas no continente foi considerado como Yankee bluff. A Academia Francesa contra; Morton não ajudar botching uma manifestação e por sua ganância na tentativa de obter éter patenteado. Eminentes cirurgiões franceses contra a sua utilização como um pedaço de flim flam. Os prussianos, sendo por natureza conservador, eram praticamente os últimos a utilizar éter na Alemanha. Eminentes cirurgiões Jungken, cirurgião-chefe do Charité e Dieffenbach que desde então se mudou para o novo Hospital Universitário, anestesia com éter oposição em linguagem rebuscada, apesar da insistência de seus colegas mais jovens. Rudolf Virchow, recorreram a experiências com animais, para provar que a anestesia éter era uma grande coisa e recomendado o seu uso em pacientes. Quando finalmente a primeira anestesia com éter foi usado no Charité em um paciente de Geheimrat Jungken em fevereiro de 1847, Virchow, pessoalmente, administrada a anestesia, assistida pelo Diener do "Sterbezimmer" (morrendo quarto), Herr Camille. O primeiro paciente era alcoólatra e costumava gotas nocaute. Ele ainda estava consciente após a inalação dos vapores do éter por 30 minutos. O Geheimrat cortar sua perna fora apenas o mesmo, mas a operação foi indolor, para surpresa do cirurgião e do público, e sem dúvida para o deleite do paciente. No entanto, para demonstrar como anestesia com éter geralmente funciona outro candidato cirúrgico foi obtido imediatamente, um adolescente que precisava de uma perna cortada. Foi sob rapidamente. Tudo isso foi feito na frente de um grande público, os médicos vestidos com casacos de cauda preta e na presença de uma lareira que era necessário para produzir cautério. Dieffenbach aparentemente estava preocupado com uma explosão, mas felizmente nada aconteceu naquele ou em muitas outras ocasiões até 90 anos mais tarde, quando o Prof Sauerbruch explodiu um paciente etéreo e várias pessoas inocentes. Clorofórmio teve uma recepção igualmente cautelosa. Foi o primeiro experimentou em um urso no zoológico de Berlim que precisam de uma cirurgia de catarata. O cirurgião solicitou que o clorofórmio ser administrado. Quando o diretor do Jardim Zoológico opuseram, o rei ordenou pessoalmente que o animal ser anestesiado com clorofórmio. O urso nunca acordei da anestesia, mas isso de alguma forma não atrasar a introdução de clorofórmio por muito. O rei encontrou o hilariante episódio e ordenou uma escultura para comemorar o evento. Geheimrat. Prof Dr. Schoenlein (um companheiro de beber dos reis), que deu a anestesia é representado como um carneiro, o Prof Dr. Geheimrat Jungken, o operador como uma raposa e os dois assistentes nameless como corujas.

Patologia

Nos primeiros anos do século 19, médicos e cirurgiões gradualmente abandonado a prática de fazer suas próprias autópsias, e deixou essas coisas para prosectors. O prosectors iniciais não foram medicamente qualificado. Um memorável foi Madame Vogelsang, uma parteira anterior. Ela presidiu a Casa de morte na Charité e realizadas dissecções em torno de 1838. Ela era capaz de prever o que ela estava indo encontrar, para grande desgosto dos internistas, a quem ela se referiu como "latinos", porque eles usaram a língua morta para palestras, histórias, mesmo caso.


Rudolf Virchow

Avô Rudolf Virchow foi um açougueiro em Schivelbein (agora Swidwin). Seu pai, um funcionário municipal e agricultor, não era rico o suficiente para pagar as taxas necessárias para uma educação médica da Universidade Humboldt. Rudolf, nascido em Schivelbein em 1821, era um aluno brilhante na escola. Ele tomou o seu "Abitur" (certificado de ensino médio) no início, ele estava com pressa para se tornar um médico. Por causa de seu histórico escolar excelente alta, Rudolf Virchow foi admitido no Médico-Cirúrgica Friedrich-Wilhelm Institute, o "Pepiniere", situado a Friedrich Strasse 10. A ajuda de dois tios, um real um médico pessoal da Prússia, o construtor de um outro envolvido na construção da nova Charité, foi quase certamente supérfluo. O Pepiniere desde educação ensino gratuito da Universidade Charité e, assim como bordo livre e alojamento para os futuros médicos militar prussiana. Após 4 anos de estudo, o estudante se tornou um cirurgião de sucesso da empresa e Unterarzt e foi colocado no comando de uma das alas no Charité. Depois de um ano desta médicos o foram atribuídos a uma companhia militar, na época com um grau inferior ao de um sargento. Esta perspectiva sombria estava enfrentando Virchow jovens em 1843 na idade de 21. Na primavera de 1844, a Grimm Generalarzt, que deve ter tomado um gosto para jovens Virchow, disse-lhe para desenvolver um interesse e tornar-se conhecedor de exames microscópicos e químicos em outubro de 1844. O fato de que ele estava pronto por essa altura fala muito bem do cirurgião de 21 anos, cujos deveres regulares mantinha ocupado a partir de 05 h 30-21 00 h.


O laboratório central para produtos químicos e estudos microscópicos na Charité

Froriep renunciou um ano depois, sucedeu-lhe como Virchow promotor no Charité. 
Este laboratório foi criado para ser em 1844. Até então, tais estudos foram realizados sob a direção do chefe de medicina, o famoso e poderoso Geheimrat Prof Dr. Schoenlein, que tinha dois médicos civis (Drs. Remak e Heintz) fazer tais estudos para ele pelo amor da ciência, isto é, sem remuneração. Schoenlein, naturalmente queria este trabalho pago para ir a um de seus homens, mas o general-Arzt Grimm decisão em contrário - pensou que um médico militar deve ser responsável por tal um laboratório. Um cabo de guerra desenvolvido no ministério responsável, dos quais Geheimrat Prof Dr. Schoenlein foi o conselheiro-chefe, mas ele não poderia prevalecer sobre os militares, mesmo que ele era companheiro do rei de beber. Remak Heintz e continuou a fazer o trabalho para a clínica Schoenlein, e Virchow tornou-se responsável pela química e microscopia para o resto da Charité. (Remak eventualmente se tornou um Dozent Privat, o primeiro a chegar a esse posto sem o benefício do santo batismo). Como seus deveres clínicos Virchow foi atribuído a administração da casa da morte. O promotor, Medizinalrat Froriep, que foi chefe de Virchow, deixá-lo fazer as autópsias. Quando


Trombose

A viúva Eulalia Zach, com idades entre 54 anos, morreu em 11 de novembro de 1844 um dia após a remoção de um tumor pélvico. A causa da morte foi pensado para ser "inflamação das veias". Virchow encontraram um coágulo na artéria pulmonar, mas nenhuma evidência de inflamação. Ele também ficou impressionado pelo fato de que o coágulo estava situada na ramificação da artéria, que sugeriu que ele veio de algum lugar upstream. Virchow finalmente encontrou uma veia coagulado na perna. Ele cuidadosamente, retirou o coágulo e descobriu que suas extremidades se encaixam nessa do coágulo de pulmão ", eine Embolie!" Virchow concluiu, de um "trombo", em outras palavras, um coágulo, o resultado da coagulação do sangue, e não a inflamação. , e não pus como então sExame microscópico do coágulo revelou que o pequeno branco-amarelada pontos que estão espalhadas no coágulo vermelho são as células brancas do sangue, e não pus como então se pensava
pensava.

Experimentos convencido Virchow que estase é um fator importante na coagulação do sangue. Ele reconheceu que a estase, os vasos sanguíneos doentes e anormalidades do sangue em si, tudo contribui para a formação de coágulos em graus variados. O estudo dos componentes da tríade de Virchow, que foi iniciado por Virchow continua até hoje. Já que ninguém queria publicar estes resultados, que ele fundou em 1846 com seu amigo Benno HE Reinhardt o "Archiv fur Anatomie und Physiologie pathologische und fur klinische Medicin".

Em 03 de maio de 1845 Virchow foi o principal orador na festa, do Instituto Friedrich-Wilhelm-Médico-Cirúrgica, durante o qual ele afirmou que não acreditava que Deus criou os animais eo homem, afirmou que toda a vida começa com a menor unidade, o celular, atacou as condições miseráveis ​​de vida da população, a condição de pobre para os médicos e fez uma série de outras declarações inflamatórias. Para sua surpresa o discurso foi bem recebido, especialmente por seus superiores militares, e isso fez-lhe bem conhecido. É difícil entender por que um PG3 de 24 anos seria convidado a dar um discurso importante na frente de um monte de VIPs a menos que se supõe que alguém naquela época reconheceu que este homem era um gênio.

Na idade de 24 anos Virchow tinha um apartamento no Hospital, uma grande sala no Charité de idade, com uma alcova e 300 táleres por ano, as coisas estavam melhorando. Quando se tornou promotor Virchow no Charité começou suas palestras sobre anatomia patológica, para o qual ele logo se tornou famoso. Através de muitos anos, embora ocupado em patologia Virchow teve o cuidado de uma enfermaria - ele pegou aquele com mulheres que sofrem de sarna. Ele se tornou politicamente ativo durante os anos revolucionários de 1848, foi eleito para a assembléia nacional, mas não foi porque ele estava sentado sob a idade exigida de 30 anos. Quando a revolução falhou, a vida foi feita difícil para Virchow. Por um tempo, parecia que ele poderia perder seu emprego, mas no final ele estava meramente privado do seu apartamento oficial no Charité. Ele eventualmente deixou de se tornar professor de patologia em Wüzburg, mas lá estava ele perseguido por políticos de direita, e quando ele foi convidado para retornar a Berlim, ele fez de bom grado. Com o tempo ele se tornou reconhecido como o "Papa de Medicina", em Berlim, na Alemanha e mais além. Um debatedor brilhante, ele poderia devastar a oposição com algumas frases bem escolhidas acerbic. Ele permaneceu ativo na política toda a sua vida, foi um conselheiro poderoso da cidade de Berlim, quem foi imprudente cruz. He irritated the devil out of the government, and when he went too far the exasperated Iron Chancellor, Prince Otto von Bismark, actually challenged him to a duel. Virchow disdained to engage in such foolishness.

Suas realizações científicas não podem ser todos listados aqui, eles são numerosos e muitos de significância de época. Ele estabeleceu moderna histopatologia, e seus tratados sobre Zellularpathologie, Boeshafte Geschwülste (Câncer), coagulação do sangue - são marcos, que hoje pode ser lido com prazer e proveito. Ele contribuiu cedo para neuropatologia. Ele forneceu ana discussão no início aneurismas cerebrais milliary, ele descreveu chordomas com suas células physalipherous, Perlgeschwülste (tumores perolados ou dermóides), e todos os outros imagináveis ​​tumor no cérebro, mas sua contribuição mais fundamental foi o reconhecimento da importância da "Nervenkitt" glia ie . Ele os resultados olho no papiledema, e cunhou o termo "leucemia" e descreveu a condição em detalhe. Virchow também foi instrumental na introdução da anestesia com éter no Charité e de fato deu o primeiro anestésico lá. Que ele foi ocasionalmente (muito raramente) errada ou não razão, apenas prova que ele também era humano. Ele manteve a fim de que meningiomas (psammomas) são tumores mesodérmica (que é apenas parcialmente, não completamente errado, como seus adversários pensamento). Em 1888, o câncer diagnosticados Kaiser Wilhelm III da garganta de uma lesão benigna. Ele não gostava de Koch ou os caçadores de micróbios que o cercavam. Ele se esforçou para diminuir empresa Robert Koch, argumentando na Câmara Municipal, da qual ele era membro, que os salários Koch estava oferecendo eram demasiado elevados. Por outro lado, ele defendido fortemente o uso de anti-soro contra a difteria, a que houve muita oposição inicialmente. Como vereador, contribuiu significativamente para a concepção e construção do sistema de esgoto de Berlim, vários novos hospitais eo Museu Völkerkunde (Museu Etnográfico), que agora tem uma maravilhosa coleção de Africano, Oceanic, artefatos pré-colombianos e egípcia. Ele tinha o dedo em tudo. Ele foi reconhecido como o pai da patologia moderna e ficou muito honrado em toda parte. Seu herói foi Morgagni.


Entre seus muitos prêmios e medalhas foi uma medalha de ouro da cidade de Forli, cidade natal Morgagni, eo título de cidadão honorário de Bolonha, que ele considerada como o berço da medicina científica. Quando ele morreu com a idade de 81 algum tempo depois que ele fraturou o quadril no caminho de uma reunião científica, ele estava em plena posse de todas as suas faculdades mentais e ainda o director do instituto patológico em nome e na verdade.


A cidade de seu nascimento, Swidwin ficou em silêncio sobre o seu grande filho, até 1991, dois anos após a liberdade irrompeu na Polônia, quando ele foi homenageado por um monumento. É uma simples pedra adornados com uma placa, que diz que Rudolf Virchow, filho de solo Swidwin era um médico famoso do mundo. O Centro de saúde local é nomeado após ele. A casa onde ele nasceu desapareceu, mas a igreja na praça, que ele pode ter assistido, ainda está de pé, e assim que faz um velho castelo que foi construído em 1810, o ano da Universidade Humboldt foi fundada. Swidwin se prepara para celebrar o aniversário 700the de sua fundação. A biblioteca pública tem quase nada sobre Virchow, mas eles estão interessados ​​na obtenção de material, tanto quanto possível. Há pilhas de arquivos nas caves, intocado pela mão humana ao longo de décadas, o que pode fornecer informações sobre a família de Virchow e sua juventude.


O Haus Virchow em razão da Charité ainda funciona como o departamento de patologia, embora seja parcialmente destruída. A parte em ruínas é utilizado para exposições e espetáculos, que prevê um cenário dramático. O casas restauradas parte que resta de sua coleção e do departamento de patologia. Virchow seria triste ver que um médico em formação está a cargo da neuropatologia, mas ficaria muito contente em saber que o estudo da função glial é atualmente um grande interesse de pesquisa do Departamento de Neurologia. Uma grande parte da coleta de Virchow foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o regime comunista a parede estava bem atrás dele, patrulhado por soldados com metralhadoras, Virchow não teria gostado disso.



Doença Mental
Doença Mental


Pessoas com doenças mentais foram alojados no Charité desde o início, e as tentativas de melhorar o seu tratamento foram feitas constantemente. Por volta de 1765 o Prof Muzell, que estava interessado em doença mental, lunáticos inoculados com sarna (Kraetze) em uma tentativa de obter uma cura. Detalhes dos resultados não são registradas, mas o professor deve ter sido satisfeito com ele, como ele praticou o método há algum tempo.
Nada mudou muito nas enfermarias lunático da Charité até 02 de setembro de 1798, quando o fogo destruiu o Asilo Mental na Krausestrasse. O início do departamento de psiquiatria na Charite datas a partir daquele dia, uma vez que os sobreviventes da Krausestrasse foram transferidos para o Charite. Isto criou graves tensões nas instalações já insuficiente, mas este desastre deu início a uma época em que os doentes mentais eram cada vez mais consideradas como pacientes que precisam de tratamento em vez de lixo humano, embora o tratamento eficaz foi muito longe.


Geheimrat Dr. Ernst Horn foi um diretor de início de psiquiatria da Charité.


As terapias convencionais oferecidos pacientes psiquiátricos naquela época eram calor, frio (100 baldes de água gelada foram derramados sobre a vítima), antieméticos (vinagre de antimônio), "Ekel Therapie" '(a colocação de panos fedorentos e outras coisas nojentas em volta do paciente face), eo "Haarseil", (a seton colocado na pele do pescoço para produzir uma ferida inflamada). A colocação dos pacientes na cadeira rotativa Inglês (até 100 rpm) até que seus olhos ameaçavam saltar para fora de suas cabeças e eles implorou por misericórdia, era também um método aceitável de tratamento. Dr. Horn encontrou todos esses tratamentos ineficazes em muito agitado, os pacientes maníaco que gritou, jogou-se sobre e, em geral fez um incômodo de si mesmos (isto é, eles tinham o "Tobsucht"). Dr. Horn observou em uma ocasião que um paciente muito agitado calou-se quando as luzes se apagaram. Ele repetiu a experiência e descobriu que "a escuridão nunca foi, sem efeito sobre a mentalmente perturbado". Dr. Horn concluiu que a escuridão era um dos mais fortes agentes para trazer pacientes maníaco a seus sentidos, e desde então tentou curar a doença mental, colocando pacientes em sacos de açúcar ou de batata durante o tempo que levou para acalmá-los. Este tratamento foi considerado como uma tortura sádica por seus colegas, mas por 1806 Professor. Horn, que até então era também diretor de toda a medicina interna, alegou uma cura de 25% das doenças mentais violentos pelo método saco. Ocasionalmente, um paciente sufocar no saco, o diagnóstico de "apoplexia pós Maniam" foi aplicado com este desfecho. O saco tornou-se "der Sterbesack", o saco de morte. Particularmente chateado foi o cirurgião, o Dr. Confidential Medical Conselheiro Heinrich Kohlrausch, que enviou uma carta às autoridades lamentando o tratamento dos doentes mentais, e, além disso acusando Dr. Corno de todos os tipos de irregularidades fiscais. O julgamento criou uma sensação em Berlim, mas pelo tempo que o veredicto veio, a história foi ofuscada pela proximidade de guerras napoleônicas. Chifre foi exonerado na evidência de peritos que se convenceram e convenceu os juízes que não se pode sufocar em um saco de batata ou açúcar. Chifre é às vezes retratado como um ignorante cruel, mas era preocupação para seus pacientes que o levou a tentar medidas que não eram mais ultrajante do que muitas outras coisas então perpetrados no público desavisado pela profissão médica.


O tratamento de pacientes psiquiátricos continuou praticamente inalterada, até restrições foram abandonadas gradualmente para a maioria dos pacientes, mas avanços significativos não ocorrer no Charité ou em outro lugar por algum tempo.



Cirurgia


Desde a fundação da Charité até 1737, o cirurgião-chefe foi o regimental feldscher Gabriel Senff, que se dizia ter sido ser um cirurgião qualificado e ele funcionou bem com o Dr. Horn, o chefe de medicina.


Na época da epidemia de cólera 1813 Geheimrat Johann Nepomuk Rust foi o czar médica na Prússia e também o professor de cirurgia. Em 1835 o Rust Geheimrat tornou decrépito, mas não havia idade para aposentadoria compulsória e Rust não tinha intenção de se aposentar. Seus dedos foram distorcidos por gota, com os olhos esmaecidos pelas cataratas, mas ele insistiu em funcionamento, e às vezes estava possuído por um "chirurgicus furor". Seus assistentes estavam com medo de seus dedos e se desesperou para a vida dos pacientes. Seu assistente-chefe tem a grande idéia de contratar um jovem cirurgião brilhante praticando para ser guiado pelo grande homem, mas na realidade para fazer a cirurgia por ele, para que Rust acordado. Johann Friedrich Dieffenbach teve um começo um pouco de tempestade, mas no final desenvolveu-se um grande cirurgião. Ele logo se
tornou famoso e as pessoas correram para o Charité por causa dele. Dieffenbach experiências com o transplante (principalmente o cabelo para curar a calvície), e cirurgia plástica. Ele fez trabalhos de nariz e lábios leporinos fixa. Ele enfrentado com sucesso pé clube e também teve um torcicolo de ir com uma faca em forma de foice que ele viu usada na França. Com esta faca em forma de foice que ele poderia cortar um monte de músculo ou tendão, sem deixar muito ar para dentro dos tecidos que depois foi pensado para ser a fonte de supuração.


Em torno desse tempo Dieffenbach teve a idéia de que squints poderia ser curada com a ajuda de uma faca em forma de foice. Ele perguntou Madame Vogelsang que cuidava da sala de dissecação de olhar para fora squinting cadáveres. Dentro de um ano, ele disse ter dissecado os olhos de centenas de cadáveres squinting (possivelmente um exagero), chegando à conclusão que o corte do músculo do olho overacting como sugerido por Strohmeyer (que inventou uma operação para pé torto) é viável e deve ser usado para curar squints. Seu primeiro paciente era filho 7 anos de idade de Madame Vogelsang, que além de ficar curado de sua squint ganhou-se uma moeda de ouro por não chorar durante a operação. Não que Dieffenbach foi de coração mole, mas ele estava com medo que as lágrimas salgadas iria estragar a ferida. Squinters reuniram-se à Charite, mas logo se tornou aparente complicações, e seu principal concorrente, o cirurgião Carl Ferdinand von Graefe começou a tripudiar. Dieffenbach eventualmente relatados em 1200 operações de estrabismo, em uma publicação não-revisados
​​por pares. Entre as suas falhas, ele descreveu o caso da condessa Ida Hahn-Hahn, uma divorciada notoriamente promíscuo. Seu olho foi infectada porque ela não seguiu as instruções pós-operatório. O clamor quase arruinou.



Heinrich Adolf Bardeleben tornou-se cirurgião-chefe do Charité na idade de 49 com a aposentadoria Jungken na idade de 75. Ele havia sido professor de cirurgia no Greifswald, uma cidade pequena Pommeranian. A nomeação havia sido sugerido por Junkgen, e veementemente contestado por Langenbeck, Traube e Virchow, que queria Billroth .. O busto de Bardeleben em frente à clínica cirúrgica sugere que ele era um homem formidável. Bardeleben passou um mês em Glasgow e se tornou um defensor entusiástico de ácido carbólico. Quando ele quis introduzir métodos anti-sépticos de Lister no Charite ele era oposição do Hospital administrador ESSE Herr, um ex-sargento do exército prussiano, com base no facto de gaze era muito caro. Bardeleben envolvidos ESSE Herr em uma partida gritando, fazendo uso liberal de palavrões em que ele era um perito. Mais altas autoridades foram objecto de recurso para. O julgamento, eventualmente, era produzir uma gaze na Prússia, pois concluiu-se que ele irá provar de importância militar. Nesse meio tempo Bardeleben importados gaze da Escócia às suas próprias custas. Claramente as reformas que colocou a administração do Hospital para as mãos de médicos não ter durado muito tempo.


August Bier, antecessor imediato Sauerbruch foi o cirurgião mais talentosos de sua época. Ele é lembrado por sua má sorte de ter Hugo Stinnes, o homem mais rico da Alemanha, e Friedrich Ebert, o presidente alemão morre depois de ter realizado a cirurgia abdominal sobre eles. Ele enviou um projeto de lei de 150 000 marcas mais 30  para um assistente, (em 1927, que era um monte de marcas), para Stinnes 'viúva, que ele conseguiu coletar apesar das objeções da Stinnes' crianças. A taxa para a operação fatal em Presidente Ebert não é gravado.



Geheimrat Professor Dr. Ferdinand Sauerbruch


Esse gênio cirúrgica tomou o lugar da Bier Geheimrat infeliz em 1927. Ele tratou Lenin quando ambos viviam em Zurique, o presidente von Hindenburg, quando ele estava morrendo. Ele era um mestre cirurgião, que fez os pulmões, cérebro, ossos - qualquer coisa que pudesse ser cortado ele ir em, com muito sucesso. No final da guerra, ele foi na rodada de funcionamento Charité o relógio, como em torno dele edifício por edifício foi danificado ou destruído. Quando os russos finalmente chegou ao Charité, ex-alunos de Sauerbruch estavam entre eles, e uma vez que estavam em posições elevadas, eles poderiam dar o seu antigo professor de uma mão amiga.



Modern Oftalmologia



Albrech von Graefe foi o filho do famoso cirurgião Berlin Carl Ferdinand von Graefe, fundador da clínica cirúrgica da Universidade, um concorrente de cirurgiões da Charité. Ele completou seus estudos de medicina na idade de 19 anos, após o que ele estudou com os melhores cirurgiões em Praga, Viena, Paris e Londres. Após o seu regresso a Berlim, ele pendurou o seu cascalho e colocou um anúncio no "National Zeitung 'que anuncia que ele está pronto para tratar pacientes com doenças oculares e que aqueles que não podem pagar serão tratados gratuitamente.


Ele estava interessado em maneiras para inspecionar o fundo óptica no paciente viva, e encorajou o físico Viena e fisiologista Brücke para produzir um instrumento adequado, mas Brücke não poderia resolver o problema de iluminação. Em 1851 Herman Helmholtz, um aluno de Pepiniere, publicou uma monografia intitulada "Beschreibung eines Augen-Spiegels zur Untersuchung der Netzhaut im Lebenden Auge". (Descrição de um olho-espelho para o exame da retina no olho vivo.) Von Graefe imediatamente percebeu que "Helmholtz abriu um mundo novo para nós", e tinha um instrumento construído com a especificação de Helmholtz. Ele também escreveu a Helmholtz solicitando um ou dois exemplos de seu instrumento, de modo que possa compará-lo com sua produção. Von Graefe introduzido espelho de Helmholtz em uso clínico, não só na Alemanha, mas também na Inglaterra e França. Suas descrições de papiledema (Stauungspapille) em pacientes com tumores cerebrais foram determinantes para empurrar a opthalmosocope nas mãos dos neurologistas. Ele também inventou uma operação para glaucoma e fez outras contribuições inestimáveis ​​para oftalmologia. Quando o antigo Jungken finalmente se aposentou em 1868, Albrecht von Graefe foi feito professor de oftalmologia e diretor da clínica oftalmológica do Charité. Até então, ele tinha tuberculose pulmonar avançada e era viciado em morfina. Ele morreu em 1870.


Ao receber a medalha de ouro Von Graefe da sociedade oftalmológica para inventar o oftalmoscópio em 1886, von Helmholtz se comparou a um ferreiro inteligente que inventou a têmpera de aço com que grandes escultores criaram obras de arte imortal. Von Graefe teria gostado de ouvir isso.



Obstetrícia


O Charité tinha um departamento de obstetrícia desde o início. Rei Friedrich Wilhelm mostrou sua desaprovação de mulheres grávidas única por tê-los açoitado. Depois de uma surra completa, em seguida, eles foram admitidos no Charité de entrega, porque o rei estava interessado no filhote como soldados em potencial. Em 1770, obstetrícia foi ensinado no Colégio Médico-Chirurgicum em modelos de Johann Friedrich Meckel, o professor de anatomia e obstetrícia. Meckel que ficou famoso por descobrir o gânglio submandibular e um divertículo intestinal também foi um médico da moda, "o escritor mais prolífico da prescrição de todos os tempos". Ele nunca pôs os pés no Charité e nunca entregou um bebê. O obstetra foi um Charité Dr. Joachim Friedrich Henckel, um cirurgião altamente qualificados, que era considerado como uma faca feldscher pushy, feliz, e que não tinha um doutorado por um longo tempo, mas sabia exatamente o que fazer quando um bebê ficou preso . Meckel e Henckel desprezado uns aos outros. O cirurgião-chefe, Pallas, apoiado Meckel, o internista chefe apoiado Henckel, e uma situação desenvolvidos, o que tem sido repetida em diversos países ao longo dos séculos seguintes. Os inimigos da Henckel conseguiu influenciar o Rei contra ele, ele foi, durante muito tempo, proibido a prática privada. Ele, consequentemente, demitiu-se da Charité e do exército (todo o pessoal Charite médicos foram empregados pelo exército). Ele finalmente estabeleceu uma prática próspera, e ensinou muito, suas aulas eram repletas, sendo superior aos professores colegiado. Com o tempo Henckel foi chamado à cabeceira de uma senhora nobre, solteira, que estava em trabalho de parto por 48 horas. Ele decidiu que uma cesariana era necessária, e que o paciente queria muito o feito. Henckel sabia que se as coisas devem dar errado, ele seria crucificado, mas decidiu ir em frente. O bebê morava, a mãe morreu de peritonite. Frederico, o Grande ouvido sobre este evento, e quando anos mais tarde ele precisava de um obstetra para entregar um potencial sucessor, ele lembrou a coragem de Henckel e empregou-o a entregar o bebê. Tudo correu bem com a entrega e quando Pallas seu inimigo morreu, tornou-se professor Henckel e chefe de cirurgia no Charité. Ele logo entrou em luta com os burocratas e os outros. Ele continuou a funcionar mesmo quando se tornou velho e frágil e, infelizmente, tornou-se objeto de desprezo e zombaria.



Ginecologia


Professor Eduard Martin foi o primeiro professor de obstetrícia e ginecologia. Como seu pacote de recrutamento, a Universidade teve que estabelecer uma clínica ginecológica para ele. O cirurgião Jungken opôs a Martin "ferindo-se alguns pedaços do bolo suculento médica e cirúrgica de Private Practice". Ele não prevalecer tendo em vista o apoio de Schoenlein e Virchow, que queria o melhor em obstetrícia no Charité, e que evidentemente foi Martin, então professor de obstetrícia em Jena. Martin foi um assistente real de partos, e foi ele que entregou Friedrich Wilhelm Albert Victor, mais tarde Kaiser Wilhelm II em 1859. Foi uma apresentação pélvica, ea criança saiu do plexo braquial foi danificado durante o parto. Aqueles que acreditam que esta lesão fez o Kaiser um mal humorado sedentos de sangue assassino culpa professor Martin para WW I.



Sífilis


No tratamento do início do século 18 para doenças venéreas consistia em inunctions com mercúrio e exposição ao calor. Os quartos foram aquecidos e hermeticamente fechados, e desde que eles só poderiam ser abertas a partir do exterior os pacientes tinham nenhuma forma de obter alívio. Mercúrio induz salivação, o que foi pensado para ser o fator decisivo na sífilis cura, eo suor que acrescentou ao fluxo de sucos foi considerado como útil. Uma sala especial, o "Stube salivações" (# 69 no terceiro andar) estava previsto para este efeito.


Felix von Baerensprung foi dado o título de professor em 1853 na idade de 31 e colocado no comando da ala sifilítica. Von Baerensprung concebeu uma nova cura para a sífilis, uma vez que ele acreditava que o mercúrio era prejudicial. A cura consistiu em uma dieta equilibrada, alternando com períodos de fome, abluções diariamente em água limpa e chá salsaparrilha amplo. Ele alegou que as recidivas foram reduzidos com este tratamento. Virchow tentou dissuadir o homem desta ilusão: "é verdade", ele disse "que as recidivas são menos comuns na clínica, porque em vez de ir para a clínica, os pacientes estão transformando-se na mesa de autópsia". Baerensprung sentiu ferido pelas palavras de Virchow e decidiu iniciar uma série de experimentos para mostrar Virchow e ao mundo que ele era um grande cientista. Ele injetou, sem o consentimento, material a partir de um cancro em uma mulher de 23 anos, que tinha ataques repetidos de gonorréia, mas que não tinham sinais de sífilis. Ela desenvolveu um cancro duro, confirmando a noção de que a primeira fase da sífilis é contagiante. A visão predominante era que a segunda e terceira fases da sífilis eram não-infecciosas. Von Baerensprung pensei que ele provou que isso era incorreto, mostrando que o material estágio injetar segundo produziu um cancro duro. É improvável que ele obteve o consentimento (informado ou outros) a partir da mulher de 18 anos, que foi o tema deste experimento. As mulheres receberam tratamento von Baerensprung e alta por cura. A feud prolongada desenvolvido entre os aristocráticos von Baerensprung eo revolucionário plebeu Virchow. Pode-se supor que von Baerensprung, que não era ogro, justificou sua ação pela convicção de que o estilo de vida dessas senhoras assegurou a aquisição de sífilis, mais cedo ou mais tarde. Von Baerensprung eventualmente tornou-se psicótico e, finalmente, se afogou. Autópsia confirmou a suspeita de que ele tinha sífilis, o cérebro mostraram evidências de GPI



Robert Koch


um graduado da Pepiniere, era um médico do condado próximo de Posen (Poznan), quando estudou infecção da ferida. Ele conseguiu mostrar que as infecções de feridas foram causadas por bactérias Este trabalho atraiu um mínimo de atenção, mas foi o patologista Prof Cohnheim o botânico e professor Cohn, tanto em Breslau (Wroclaw) universitários que estavam entusiasmados e encorajou Koch para visitar Berlim . Koch visita de Virchow não vão bem, o grande homem não lhe deu incentivo, e seus assistentes insultado Koch. No entanto, Dr. Struck, diretor do novo Escritório de Saúde Imperial (Kaiserliches Gesundheitsamt) tinha lido artigos de Koch e lhe ofereceu o cargo de Chefe de Divisão na sua empresa com o título de "Regierungsrat". O instituto foi em 57 Luisenstrasse, ao lado, mas não na ou da Charité. Quando Koch queria aplicar seus métodos de esterilização, que estavam substituindo o ácido carbólico, que ele tinha que ir para o Klinik Universitäts na Ziegelstraße introduzir, com o cirurgião Ernst von Bergman, o método de cirurgia asséptica.


In1880 tuberculose era um problema devastador, cada pessoa sétimo na Alemanha e cada quarto em Berlim morreu de tuberculose pulmonar, e Koch queria fazer algo sobre esse estado deplorável de coisas. Tuberculina parece ter funcionado em cobaias, foi tentado em seres humanos com o sucesso inicial, mas
com o tempo o seu verdadeiro valor tornou-se dolorosamente óbvio. Os ensaios clínicos foram realizados nas enfermarias tuberculose Charite. Quando von Bergman pediu para ser mostrado a cobaia patologia, Koch teve que admitir que não havia nenhuma. Isso deu um pouco de Koch um nome ruim por um tempo, mas ele não deveria ter me preocupado, a descoberta muito do bacilo da tuberculose salvou milhões de vidas em um tempo muito curto.


Emil Behring foi também uma pós-graduação da Pepiniere. Como médico militar veio através de feridas cutâneas extensas, que eram então tratados rotineiramente com iodofórmio. Este desinfetante teve seus efeitos colaterais, que Behring investigados. Enquanto estudava no instituto farmacológico em Bonn, descobriu que ratos não foram afetados pelo antraz (Milzbrand) porque seu soro matou as bactérias. Seu chefe não estava sobrecarregado, mas persistiu Behring. Após sua estada em Bonn, ele foi condenado à Pepiniere como professor de química, mas na chegada foi ordenado para o laboratório de Koch. Koch apreciado o seu trabalho sobre o antraz, mas disse-lhe para se ocupado em encontrar uma cura para o tétano ea difteria, o que fez com a ajuda de Paul Ehrlich. Behring não deu Ehrlich o crédito que merecia na descoberta do anti-soro contra a difteria, o que, diz-se, mais tarde ele se arrependeu, fazendo um pedido de desculpas lágrimas no funeral de Ehrlich. Behring tornou-se enobrecida e ricos, Ehrlich não tem nada fora do negócio de imunização. Ambos ganharam o prêmio Nobel, Ehrlich para descobrir Salvarsan (preparação 606).



Richard Schaudinn, um zoólogo de trabalho no laboratório de dermatologia da Charité descobriu o 'spirocheta pallida'.


Paul Adolph Wassermann, trabalhando no instituto para doenças infecciosas de Robert Koch introduziu sua reação para sífilis em 1906.
Paul Ehrlich foi um Oberarzt no Charité, quando fez suas grandes descobertas. Ele quase não viu pacientes, o que foi motivo de queixas, mas seu chefe, Prof Frerich, que era uma ave estranha-se, protegeu-o. Ehrlich gostei cores, e isso intrigava porque diferentes tecidos assumiu diferentes corantes preferencialmente. Ele estudou as necessidades de oxigênio dos tecidos, inventou a reação diazo. Quando Frerich morreu de uma overdose de ópio, e seu sucessor, começou a pressionar Ehrlich para fazer o que um Oberarzt é pago, Ehrlich sair do Charité e se juntou a roupa de Koch. Ele eventualmente se tornou diretor do Real Instituto de Terapia e do "Georg Speyer Haus fur Chemotherapie". Salvarsan foi introduzido em 1910 e continuou a ser usado como a droga mais eficaz para o tratamento da sífilis até serem substituídos por penicilina.



Neurologia



Em 1730, em uma de suas visitas ao Charité, o príncipe Friedrich da Prússia (mais tarde rei Frederico, o Grande) foi mostrado um paciente que se recuperou de um derrame. Ele foi tratado pelo novo método de Professor Eller: febre. Eller ler em manuscritos de Hipócrates que a febre é benéfica em cursos, mas até então os pacientes que desenvolveram AVC febre seguintes foram tratados com medidas que a febre reduzida. Eller mudou tudo isso, e em sua febre enfermarias em pacientes com AVC não foi apenas deixado sozinho, mas incentivada.



Wilhelm Griesinger


Nomeado em 1864 como professor de pychiatry, Professor Wilhelm Griesinger foi o primeiro diretor da clínica psiquiátrica e neurológica combinado no Charité. Griesinger considerava-se tanto um psiquiatra e neurologista. Em seus anos mais jovem que ele foi diretor da escola de medicina no Cairo, Egito. Nesta posição, ele também foi responsável por todos os cuidados de saúde no Egito e para a saúde pessoal do Vice-Roy.


Ele não gostou muito da administração, por isso ele retornou à Alemanha, primeiro trabalhando em Tübingen, em seguida, tornando-se diretor de um instituto para deficientes mentais. Em 1860, ele aceitou um cargo em Zurique, e de lá, em 1864 ele se mudou para Berlim. Ele esforçou-se para combinar as especialidades de neurologia e psiquiatria, e projetou o Instituto de Neuropsiquiatria com isso em mente. Para este dia, o edifício projetado por Griesinger abriga os escritórios administrativos e laboratórios de pesquisa de ambos os departamentos de psiquiatria e neurologia. Seu busto fica na entrada, no lado esquerdo da entrada principal do edifício neurologia / psiquiatria. Ele parece estar lançando um olhar benevolente e vigilantes ao longo dos veículos estacionados nas proximidades, e é dito que os carros estacionados dentro do seu campo de visão estão imunes a dano, roubo e reboque (Abschleppen). Griesinger estava interessado principalmente na doença mental, ele sustentou que as doenças mentais surgem de desarranjo da função cerebral. Ele escreveu um livro de psiquiatria como um homem muito jovem, e mais tarde uma monografia sobre "Patologia e Terapia de doenças psicológicas". Griesinger gostava de viajar, quando no Egito, ele viajou extensivamente no Oriente Médio. Durante seus primeiros anos de Berlim, ele visitou Londres, Paris, Suíça e muitas outras cidades europeias. Ele era apaixonado sobre a reforma do tratamento de pacientes com doenças mentais, e especialmente insistente sobre o tratamento de pacientes psiquiátricos sem restrições (tratamento gratuito). Essas visões atraiu considerável oposição, e uma polêmica, às vezes amarga pessoal desenvolvida. Ele também fez observações cuidadosas em diversas condições neurológicas. O que se destaca é um relato de caso de um paciente com otite média com uma série de complicações, incluindo a trombose do seio lateral. Griesinger estava ciente da sintomatologia associada à trombose do seio lateral, e contribuiu com um novo sinal: "Em um desses casos, observei uma condição, até então desconhecidas, que podem servir como uma indicação indireta de trombose do seio transverso, a saber: um circunscrito área de edema doloroso, uma phlegmasia dolens en miniatura, atrás da orelha ". Griesinger explica esse fenômeno de trombose das veias mastóide emissário. Este fenômeno é conhecido como sinal de Griesinger. Ele também estava interessado em cólera. Ele era um membro de uma comissão de cólera, e organizou um simpósio sobre a doença. Ele morreu em 1868 sem ver sua clínica neuro-psiquiátrica concluída.
Ele fundou a "Archiv fur Psychiatrie und Nervenkrankheiten".



Carl Westphal


Iniciou sua carreira no Charité em 1858 como um Assistentsarzt responsável pela ala varíola. Até então, ele fez pesquisas em fisiologia sob Ludwig, e tinha viajado muito. Depois de um ano na enfermaria varíola, ele publicou suas observações sobre as "Doenças do sistema nervoso após a varíola eo tifo". Mais tarde Westphal juntou-se à clínica psiquiátrica e, em 1869, Griesinger sucesso como professor de Neurologia e Psiquiatria. Em 1871 ele abriu o primeiro "Polikinik Nervenkrankheiten pele", ou seja, uma clínica de neurologia fora do paciente, na Charité. Em 1878 ele publicou um artigo sobre as doenças do sistema nervoso resultantes de acidentes ferroviários (coluna ferrovia), que, segundo ele, não era um psicogênica, mas uma condição orgânica. Durante 1888 ele se dedicou ao estudo das desordens dos músculos do olho. Em Londres, estudou os efeitos do mixedema sobre o sistema nervoso. Ele reconheceu a importância de um empurrão de joelho ausente simultaneamente com Erb, a perda do reflexo patelar foi por algum tempo referido como "o fenômeno Westphal" Ele escreveu extensivamente sobre a doença da medula espinhal, miotonia, miopatias, paralisia agitante, e "pseudosclerose". Ele era um intelectual, ativo na "Mittwochgesellschaft", onde ilustres professores da universidade se juntaram e instruído um ao outro em suas especialidades. Ele amava a boa literatura, seus autores favoritos foram Eurípides, Sófocles, Shakespeare e Goethe. O núcleo Edinger-Westphal perpetua o seu nome.



H. Oppenheim


era um médico brilhante, um dos fundadores da neurologia clínica moderna. Ele era um Oberarzt no Charité, e um médico muito ocupado. Seu livro de texto "Lehrbuch der Nervenkrankheiten" publicado pela primeira vez no final do século 19 teve muitas edições, a última nos anos 20, era póstuma, preparado por seus alunos. Junto com o livro de Gowers "e coleta de Charcot de palestras, foi o texto de neurologia padrão para meio século. É um livro magnífico volume dois, que pode ser lido com proveito a-dia, e deve ser feita uma leitura obrigatória para neurologia housestaff que geralmente têm a impressão de que Neurology começou com sua própria puberdade. No curso de sua oração introdutória durante a cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Neurologia em Hamburgo em 1985 Prof Zülch mencionado Oppenheim. Aparentemente, o grande psiquiatra Kraepelin Munique foi oferecida a cadeira de psiquiatria da Charité e pela Universidade Humboldt. Ele concordou em vir, desde que ele poderia ter Oppenheim como seu neurologista chefe. O conselho da faculdade se recusou a premiação Oppenheim um cargo de professor e ficou Kraepelin, em Munique. Não há praticamente uma condição neurológica que escapou da observação Oppenheim, ele relatou centenas de doenças interessantes, alguns pela primeira vez. Sua descrição de uma hérnia de disco intervertebral aguda provocando uma cauda eqüina lesão e seu tratamento bem sucedido por Fedor Krause, foi a primeira vez.

Parte inferior do formulário

Neurologia



Professors Bonhoefer and Max de Crinis

O quinto diretor da clínica neuropsiquiátrica, Professor Karl Bonhoefer foi um psiquiatra altamente respeitado. Embora ele admitiu candidamente que "Infelizmente, nem eu nem nenhum dos outros professores tiveram a coragem de se levantar e sair em protesto" no processo de desnazificação das universidades alemãs, ele esforçou-se contra o grande para gerar uma atmosfera de decência e justiça na seu departamento depois que os nazistas chegaram ao poder. Ele não estava em simpatia com os nazistas, e eventualmente se tornou um oponente ativa do regime. Ele foi, portanto, demitido da presidência do seu departamento e foi substituído pelo Professor Max de Crinis. De Crinis, um austríaco de nascimento, era membro do NSDAP e um alto funcionário da SS. Ele deve ter sido um pouco de um bandido - em 1939 ele foi condecorado com a Cruz de Ferro pelo próprio Hitler para ajudar a sequestrar dois oficiais da inteligência britânica na Holanda, então um país neutro e ainda invicto. O boato de que ele conduziu rodadas no Charité em seu uniforme preto SS, não tem fundamento. Ao contrário, por algum motivo De Crise, como outros envolvidos no1 "Eutanásia" projetos manteve sua filiação SS calma e, aparentemente, não permitir que os pacientes do Charite sob seus cuidados para ser morto. De Crinis foi "o mais franco e influentes Nazi dentro do estabelecimento alemão psiquiátrico" e se tornou um conselheiro regulares dos Ministérios da Cultura e da Saúde e ao Rassenamt. (Havia um departamento de higiene corrida - Rassenhygiene na Universidade Humboldt durante a era nazista). Naturalmente, ele foi um dos professores de cinco convocados para a chancelaria do Reich em julho de 1939 para ajudar na "Aktion Gnadentod" psiquiatria - a morte misericórdia. "Aktion Gnadentod" foi um programa, iniciado pelo Führer pessoalmente para matar pacientes com grave deficiência mental e incurável. Só um dos presentes, o Prof Ewald de Göttingen, se recusou a cooperar e foi convidado a se retirar da reunião. (Hitler foi aconselhado a não se preocupar convidando antigos Prof Bumke, porque ele se recusaria a vir). De Crinis, um forte defensor do programa do começo ao fim, é dito que ele redigiu a linguagem contida nas ordens de Hitler a respeito de "Gnadentod".:


"Reich Líder Bouhler e Dr. Brandt são cobrados com a responsabilidade de expandir a autoridade dos médicos, que serão designados pelo nome, a fim de que os pacientes considerados incuráveis
​​segundo melhor julgamento humanos disponíveis do seu estado de saúde, pode ser concedida uma misericórdia morte (Gnadentod). ".


De Crinis foi um avaliador ativa de candidatos para gaseamento. Na primavera de 1941, um dos centros de assassinato ", comemorou" a morte 10.000. Eventualmente, cerca de 100.000 pessoas foram mortas na "Aktion".


Alguns protestaram. Professor Karl Bonhoeffer, era perturbada e se opôs ao programa. Toda a sua família se opôs ao nazismo -, seu filho, Dietrich Bonhoeffer, um teólogo protestante, e seu genro Hans von Dohnanyi foram executados pela Gestapo. Ferdinand Sauerbruch ficou furioso quando soube Gnadentod pelo pastor Braune: "esses criminosos estão arruinando a profissão médica desde as raízes para cima". Pastor Braune foi preso pela Gestapo, mas sobreviveu. O maior crítico foi o arcebispo católico de Munster, o conde von Galen: "Quem, no futuro, vai confiar em um médico Talvez um médico declará-lo?" Improdutivo ", possivelmente um médico tem uma ordem para matá-lo as pessoas infelizes,. Alemanha infeliz, quando o mandamento "Não matarás" é transgredida impune. " (Arcebispo conde von Galen, 1941/08/03, Munster)


De Crinis tomou cianureto nos últimos dias da guerra

Carl von Eicken

O laringologista Professor Carl von Eicken levou um pólipo fora das cordas vocais de Hitler e tentou instruí-lo a falar sem se romper sua garganta. Hitler estava preocupado que ele poderia ter câncer, lembrando von Eicken que mesmo os grandes Virchow poderiam ser confundidos em tais coisas. A operação foi bem-sucedido, nenhum caso de câncer foi encontrado e alguns dias após a operação de um cheque de 10 000 marcas de chegar de Hitler. Von Eicken, não queria aceitá-la, mas Hitler insistiu, explicando que o produto de suas publicações eram tão altas que não sabia o que fazer com todo esse dinheiro. Von Eicken pediu permissão para dar o dinheiro a uma fundação de apoio à Assistentsaerzte (housestaff). A permissão foi acompanhado por uma verificação adicional de 60 000 Reichsmark. O dinheiro foi investido e os rendimentos foi utilizado para o salário de um residente. Salas privadas Von Eicken de consultoria estavam na Klinik Unger. Ele foi ordenado pelas autoridades do partido nazista para sair de lá porque Unger era judeu. Unger havia tratado von Eicken e eles eram velhos amigos. Alguém que cura rouquidão do Führer pode dar ao luxo de ignorar o partido, e von Eicken continuou a usar a clínica Unger e conseguiu escudo Unger. Quando questionado após a guerra por um oficial soviético por que ele não matar o Hitler, quando ele teve uma chance, ele disse que era médico, e Hitler era seu paciente.



Após a Segunda Guerra Mundial


Após a segunda guerra mundial o Charité foi localizado em Berlim Oriental, apenas pelo muro. Como as coisas se acalmaram, tornou-se óbvio para muitos que o tipo de medicamento que seria praticado no "socialista" da Alemanha Oriental, será um desastre como tudo o resto. Mais da metade do corpo docente da esquerda como o Muro de Berlim subiu. Para se tornar um professor que era então necessário para se juntar ao partido comunista ou seus substitutos, e para chegar à frente era preciso colaborar com a Stasi (Staats Sicherheit), o sucessor do Gestapo, uma ditadura foi sucedido por outro.


Em 1972 os planos foram elaborados para um edifício moderno e alto. Foi concluída em 1980, e que parece ser a realização de construção mais distinto do DDR. Ele não tem a aparência usual stalinista, e é em parte construído com materiais importados do ocidente. O prédio inteiro está ligado com linhas de fibra óptica. Tornou-se o hospital para a elite comunista da DDR e outros países "socialistas". Os russos não raro sem nome e fortemente vigiado foram admitidos, ninguém sabia quem eles são, até as suas fotografias foram vistos por acaso nos jornais em uma data posterior. 20 º andar abrigava os aparelhos de vigilância da Stasi que eavesdropped sobre o processo Reichstag.


Após a unificação da Alemanha foi feita uma proposta para fechar a Charité venerável. O Dean, uma sobrevivência dos tempos antigos formaram uma parede humana ao redor do Charité com a ajuda de funcionários Charité ea população, e os Charité foi salvo. O Dean, embora ungido como o salvador da Charité, no entanto, foi demitido logo depois deste esforço, naturalmente, com expressões de profunda gratidão para salvar o Charité. Custou 14 mil táleres para converter o Pesthaus em um Hospital, vai demorar milhões para converter um bastante degradado hospital comunista e escola de medicina em uma instituição capaz de competir com as grandes instituições médicas do mundo. Gradualmente, enérgico e perspicaz cientista clínicos estão sendo nomeados para posições de liderança no Charité. Se a evolução do departamento de Neurologia pode servir como um preditor do futuro, então não há qualquer razão para esperar que o Charité irá recuperar sua glória passada no século 21
 2005-09-06

Nenhum comentário:

Postar um comentário