Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tráfico de orgãos - três médicos acusados de retirar rins de pacientes já foram interrogados


Médicos acusados de retirar rins de pacientes são interrogados

Os três médicos acusados já foram interrogados e sentença pode ser dada nesta quinta-feira, com o fim do julgamento


Agência Brasil | 19/10/2011 19:12 - Atualizada às 21:59


Foto: AE Ampliar
O médico Pedro Henrique Masjuan Torrecillas é um dos acusados do crime em Taubaté

O julgamento dos três médicos acusados de ter levado à morte quatro pacientes para a retirada dos rins deve ser concluído quinta-feira (20). Nesta quarta-feira foram ouvidos no Fórum Central de Taubaté, interior de São Paulo, os réus Pedro Henrique Masjuan Torrecillas e Mariano Fiore Júnior. Torrecillas, acusado de ter matado o paciente José Carneiro com um golpe de bisturi, negou o fato e disse que a enfermeira Isabel Pereira, que o acusa, não teria participado da cirurgia.

Fiore Junior afirmou ter falado várias vezes à polícia sobre sumiço de documento do prontuário dos pacientes. "O delegado prevaricou?", disse o promotor. Fiori respondeu que essa era uma palavra "muito forte". Após ter prestado depoimento, na segunda, Kalume foi internado no Hospital Regional, em Taubaté, onde foi submetido a um cateterismo. Ele está internado, sem alterações no quadro clínico.

O terceiro acusado, o médico Rui Noronha Sacramento, foi interrogado na terça (18). Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, morto no ano passado, também era acusado dos mesmos crimes.

Leia também: Doação de órgãos: legislação atual é à prova de tráfico, dizem especialistas

O terceiro dia do julgamento foi marcado pelo embate entre o promotor Mário Friggi e a defesa dos médicos. Friggi argumentou que havia em Taubaté um centro captador de rins - e não um programa de transplantes -, usado por hospitais particulares e intermediado pelo médico Emil Sabagga, um dos pioneiros de transplantes renais na América Latina. O equivalente a cerca de R$ 35 mil teria sido pago por um paciente ao hospital por um transplante. O promotor criticou o sistema brasileiro, que levou dez anos para encerrar o inquérito policial, e ironizou o fato de os réus negarem os fatos. "Não aconteceu nada aqui em Taubaté. Está tudo certo", disse Friggi.

Ao se dirigir aos jurados, o promotor deu o tom do que deve ser a sua tese de acusação. Ele quis desqualificar a tentativa da defesa de apontar que a denúncia de Kalume tenha sido feita por ciúme e pela disputa de poder. "Será que tudo o que aconteceu aqui, toda a repercussão na mídia, foi apenas porque o dr. Kalume queria execrar publicamente essas pessoas?", indagou.

Amanhã, a partir das 9h, deverá ocorrer a réplica da acusação e a tréplica da defesa. Depois está previsto a votação dos jurados e, posteriormente, a leitura da sentença. Se condenados, os médicos poderão ficar presos de 6 a 20 anos.



Os crimes foram cometidos entre setembro e dezembro de 1986. Segundo o Ministério Público Estadual, os médicos, acusados de tráfico de órgãos, simulavam que os pacientes tinham sido vítimas de lesões cerebrais para retirar os rins. De acordo com o Ministério Público, os pacientes morreram por causa da extração dos órgãos.

Como na época os réus foram absolvidos pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e pelo do Conselho Federal de Medicina (CFM), eles continuaram exercendo a profissão. Em denúncia apresentada à época, o Ministério Público alegou que os laudos médicos atestando as mortes de quatro pacientes eram falsos e simulavam morte encefálica para que fossem extraídos os órgãos destinados a transplantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário